A Miztvá que previne Lashon Hará

A Mitzvá de julgar o próximo favoravelmente nos protege de falar negativamente a respeito de outros.

Uma grama de prevenção é igual a um kilo de cura.

Todos nós sabemos a importância de medidas preventivas quando se diz respeito nossa saúde: como manter uma dieta saudável, asseio, exercício diario...

Como fazemos para prevenir Lashon Hará? Como nos protegemos desta perigosa Averá (transgressão)? A resposta está na ordem pela qual aparecem esses dois Pessukim(frases) na Parasha de Kedoshim no Livro de Vaikrá.

Está escrito na Parashá de Kedoshim a respeito da proibição de fazer Lashon Hará - "Ló Tilech Rachil BeAmecha" (Não fale mal do seu próximo).

Que Passuk que aparece logo após estas palavras? É o Passuk que é a chave para a prevenção da Lashon Hará... "BeTzedek Tshpot Hamitecha" - Julgue seu próximo favoravelmente.

Se nós procurarmos sempre o positivo nos outros, nós nunca vamos cair nesta tão perigosa Averá de Lashon Hará. Às vezes parece difícil julgar o próximo favoravelmente, mesmo assim se Hashem ver que nós julgamos seus filhos positivamente, ele com certeza nos ajudará.

Como está escrito, "HaBá LeTaer Messaieim oto" Quando um vem se purificar é ajudado por Hashem.

Halachá em Prática

Alguns podem pensar que julgar favoravelmente é um bonito traço de caráter que um pode escolher aprimorar-lo ou não. Eles podem até dizer "Não está em mim sempre enxergar o bem nos outros".

Na realidade Julgar favoravelmente é uma Mitzvá que todos nós estamos obrigados de seguir.

Como está escrito na Torá: "Be Tzedek Tishpot Amitecha" Você deve sempre julgar seu próximo favoravelmente.

Quando você ver um judeu fazendo algo que parece uma Averá (Transgressão) você tem obrigação de Dan LeKaf Zechut ( julgar positivamente) até mesmo se parece realmente que a pessoa está fazendo uma coisa errada. Como você deve pensar?

Ele está fazendo isso por Pikuach Nefesh (Salvar uma vida)
exemplo: Ele está andando de carro no Shabat pois ele precisa transportar alguém ao hospital.

Ou ele não sabe que o que ele está fazendo é uma Averá.

Ele pensa que esta mitzvá da qual ele está transguedindo é uma Chumrá* (excesso de zelo) e não uma obrigação.

Você pode pensar que essa pessoa já fez Teshuvá pelo acontecido.


*A Chumra (em hebraico: חומרה, pl. חומרות, chumrot) é uma proibição ou  obrigação na prática judaica que ultrapassa as exigências básicas da Halachá (lei judaica). Aquele que impõe uma chumra sobre ele ou ela mesma em um dado momento é chamado de Machmir (em hebraico: מחמיר). Mais frequentemente encontradas no Judaísmo Ortodoxo, são diversas chumrot vistas como uma precaução contra transgredir a Halachá, ou como uma forma de manter aqueles que assumiram o rigor distintos daqueles que não têm.