Capítulo 1:

תהילים פרק א

א אַשְׁרֵי הָאִישׁ אֲשֶׁר לֹא הָלַךְ בַּעֲצַת רְשָׁעִים וּבְדֶרֶךְ חַטָּאִים לֹא עָמָד וּבְמוֹשַׁב לֵצִים לֹא יָשָׁב.
ב כִּי אִם בְּתוֹרַת יְהוָה חֶפְצוֹ וּבְתוֹרָתוֹ יֶהְגֶּה יוֹמָם וָלָיְלָה.
ג וְהָיָה כְּעֵץ שָׁתוּל עַל-פַּלְגֵי-מָיִם:
אֲשֶׁר פִּרְיוֹ, יִתֵּן בְּעִתּוֹ וְעָלֵהוּ לֹא-יִבּוֹל וְכֹל אֲשֶׁר-יַעֲשֶׂה יַצְלִיחַ.
ד לֹא-כֵן הָרְשָׁעִים כִּי אִם-כַּמֹּץ אֲשֶׁר תִּדְּפֶנּוּ רוּחַ.
ה עַל-כֵּן לֹא-יָקֻמוּ רְשָׁעִים בַּמִּשְׁפָּט  וְחַטָּאִים בַּעֲדַת צַדִּיקִים.
ו כִּי יוֹדֵעַ יְהוָה דֶּרֶךְ צַדִּיקִים וְדֶרֶךְ רְשָׁעִים תֹּאבֵד.

Transliteração:

1. Ashrei a ish asher ló alach ba'atzat reshaim uvederech chataim ló amad uvemoshav letzim ló iashav.

2. ki im beTorat Ad-nai reftzô uvetoratô ieguê iomam valaila.

3. Vehaiá ke'etz shatul al palguei maim, asher priô iten beitô vehaleu ló iból vechol asher iassê iatzliach.

4. Ló chen areshaim ki im kamotz asher tidfenu ruach.

5. Al ken ló iakumu reshaim bamishpat, ve chataim ba'adat tzadikim.

6. Ki iodea Ad-nai derech tzadikim, vederech reshaim toved.

Tradução:

1. Afortunado é o homem que não anda segundo os conselhos dos perversos, nem se detém no caminho de pecados, nem se senta na companhia dos escarnecedores.

2. Mas o seu prazer está na Torá de Hashem, e nela medita de dia e de noite.

3. E ele será como a árvore plantada junto às correntes de água, que dá frutos na estação certa, e cuja folhagem não murcha, e tudo quanto fizer terá exito.

4. Não como os perversos, que são como feno espalhado pelo vento.

5. Por isso os perversos não subsistirão no julgamento, nem os pecadores na congregação dos justos.

6. Pois Hashem conhece o caminho dos justos, e o caminho dos perversos conduz à ruina.

Vamos entender o que estamos lendo,

Explicação do Primeiro Salmo:

Muitas vezes a realidade em que vivemos nos faz crer que o caminho para o sucesso, fortuna e felicidade se constroi através da corrupção e do pecado, ao passo que uma vida elevada - voltada ao nosso lado espiritual - nos leva muitas vezes à pobreza e desânimo. Incontáveis vezes temos a impressão que os justos estão destinados a sofrer humilhação e degradação nas mãos da arrogância e falsidade dos perversos, para quem os confortos e prazeres do mundo parecem estar reservados.

O Rei David começa o Livro dos Salmos esclarecendo esse grave equívoco , ao declarar: "Ashrei Ha'ish Asher Lo Halach Ba'atzat Resha'im ..." A pessoa que heróicamente resiste as influências exercidas sobre ele pelas diversas manifestações do mal no mundo, que, ao invés de se juntar "a turma dos que zombam de quem é religioso e leva uma vida voltada ao seu lado espiritual", ele se junta à companhia do Todo-Poderoso, Sua Torá e seus estudiosos e estes sim são os verdadeiramente "afortunados".

Este capítulo aplaude o homem justo, que pode olhar para além dos sucessos de curto prazo dos perversos e ignorar a rejeição dos mesmos pois os perversos possuem um desprezo cínico de tudo que é sagrado e espiritualmente significativo. Um homem justo não deseja nem a aprovação de um perverso, nem a sua amizade, "pois o desejo de um justo é a Torá de Hashem e somente nela que o justo se ocupa dia e noite."

Em recompensa pela sua lealdade inabalável a Torá em face da zombaria e escárnio, ao homem justo a promessa de sucesso e prosperidade é comparável a uma árvore firmemente enraizada perto de uma fonte de água confiável. A observância da Torá pode às vezes parecer o caminho menos seguro e é a escolha de manter esse caminho que traz consigo grandes sacrifícios. Mas o Rei David vem aqui nos ensinar que muito pelo contrário, somente aTorá nos oferece a forma mais segura e garantida de Sucesso em todos os campos de nossas vidas.

No versículo 5, lemos que os perversos não sobreviverão o dia do julgamento final e nunca ganharão um lugar "Ba'adat Tzadikim" - na companhia dos justos.

Neste mundo são os pecadores que exercem influência e seduzem as massas. Mas no dia do juízo final, todo mundo vai correr para se juntar ao "Adat Tzadikim", um seleto grupo de homens retos, éticos e justos. Só então é que todas as pessoas terão a verdadeira percepção de que o caminho do pecado e do mal somente conduz à destruição, enquanto que o caminho da fé e da observância levam a pessoa a eterna felicidade e sucesso.