Lição 1 - Tzniut (Modéstia)

Amor a Hashem Quem gentilmente nos dá a capacidade de:  Abrir os olhos ao amanhecer e ver o esplendor do mundo, ouvir a fala melodiosa das crianças, respirar o ar fresco, sentir a doce fragrância das flores ao desabrochar. Quem é a fonte de todas essas bênçãos? Hashem, nosso Pai amoroso

Quando pensamos em todas as dádivas que Hashem derrama sobre nós, nossos corações transbordam de amor por nosso Criador. Como está escrito no Sefer HaChinuch (Mitzvat Ahavat Hashem; Devarim 6:4) "Através da análise da grandeza de Hashem é que virás a amá-Lo. Esse amor deve ultrapassar todo o amor deste mundo. Amar Hashem é uma mitsvá da Torá, que se aplica tanto aos homens quanto as mulheres e é pertinente a cada segundo do dia".

Quando amamos alguém, fazemos o máximo para agradá-lo e torná-lo feliz. Imagine uma mulher recém-casada que está a preparar o jantar para seu marido. Ela com certeza vai ser muito cuidadosa para descobrir quais os pratos preferidos dele. Ela, então, preparará a comida com todo amor e de maneira precisa, para que fique do jeito que ele gosta.

Vamos descobrir o que Hashem mais gosta e tentar o nosso melhor para cumprir esse desejo. Chazal (nossos Sábios) nos dão a resposta: ( Pesikta Rabati 46:1) "Não há nada que Hashem ame e que seja mais valioso do que Tzniut (modéstia)". Assim, através de práticar / andar com modéstia, estamos cumprindo o desejo maior de Hashem, retratando o nosso profundo amor e gratidão a ele.

Algumas pessoas afirmam: "Eu amo Hashem no meu coração". Contudo, David HaMelech (o Rei David) nos ensina que isto não é o suficiente. Como ele escreve em Salmos, 84:3 - "Meu coração e carne louvará Hashem". Amar Hashem em nossos corações, não é suficiente, a nossa carne também deve retratar o nosso amor por Ele.

Imagine que um grande benfeitor oferece-lhe todas as necessidades do seu dia a dia: a casa, vestuário, alimentação, apoio emocional ... Suponha que este generoso doador lhe pede um pequeno favor: Não seria de se apressar para cumprir o seu desejo com gratidão e amor?

O que D'us, a Fonte de toda bondade, nos pede? O Profeta nos ensina: (Micha 6:8) - "Vou transmitir-lhe o bom caminho. O que Hashem tem pedido de vocês? Para andar com modéstia perante Hashem". Não deveríamos cumprir a Sua vontade graciosamente, com amor e gratidão?

Além de que após cumprir a vontade de Hashem, você irá merecer uma recompensa incrível: (Avot 2,4) - "Quando nós cumprimos o desejo de Hashem como se fosse nosso próprio desejo, em seguida, Hashem irá cumprir nossos desejos como se fossem os seus".

Que nossas Mitzvot nos façam merecedores de presenciar a chegada de Mashiach Tzidekeinu ainda em nossos dias.