Lição 2 - Aproximando-se de Hashem (D'us)

Na última lição, aprendemos que através da prática da Tzniut é que retratamos o amor de Hashem, que adora modéstia (Tzniut).

Quando amamos alguém, queremos ficar perto dele. E como nos tornamos próximos de Hashem, nosso Pai amoroso?

A resposta está no nome do homem, Adam. A palavra "Adam" simboliza o método de tornar-se próximo de Hashem, que é o propósito da nossa existência.

Adam tem raiz nas palavras: "Adame LaHashem" - "Eu vou me comparar a Hashem". Através de imitar os modos de Hashem, tornamo-nos mais piedosos, assim desenvolvemos uma intimidade profunda com o nosso Criador (Sefer Shem Olam).

 A Torá nos ordena em Parashat Eikev (Shabat 133): "Você deve seguir as Midot (traços de caráter) de Hashem". Como isso é possível? "Assim como D'us é misericordioso, assim também, você deve ser compassivo. Assim como Hashem é lento para a cólera, assim também você deve ser lento para a ira".

No entanto, há um conceito que está acima e além de qualquer Midá individual de Hashem. Há uma descrição que descreve a essência de Hashem. E qual é a base das Midot de Hashem

Kadosh - Santo. De fato, a Torá nos ordena a imitar Hashem de forma abrangente, conforme escrito em Vaikra (Levítico) 19:2: "Hashem disse: Você deve ser santo, porque eu sou santo".

Santidade parece tão sublime e inatingível, porém Rashi (o nosso comentarista básico da Torá) nos dá um método concreto de alcançar a santidade: "Em cada lugar onde existe uma prevenção de imoralidade, existe lá santidade”.

Aprendemos aqui que através da prática da Tzniut, nós nos tornamos santos, simulando a midá básica de Hashem. Isto leva-nos para o cumprimento de nossa existência, chegando perto de nosso Pai Celestial. Como o passuk (versículo) em Michá revela: conduzir-se com modéstia irá resultar em uma proximidade com Hashem.

Daqui podemos compreender as palavras de despedida do Chafetz Chaim:

No último Yom Kipur de sua vida, o Chafetz Chaim acenou para seus Gabaim (auxiliares)que ele gostaria de falar. O velho tzadik fraco levantou-se e bradou: "Quem quer perdão de seus pecados, quem quer proximidade com Hashem precisa apenas de uma coisa: Tzniut em sua casa".

O Chafetz Chaim continuou a falar durante uma hora inteira até o seu último vestígio de força e com lágrimas escorrendo pelo rosto sobre a importância da mitzvá de Tzniut.

Somente quando sentiu que suas palavras tinham feito uma forte impressão em seus ouvintes, que ele se sentou e acenou ao Chazan (oficiante) para iniciar a prece de Maariv (da noite) .